quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Amatribo: A guerra registrada no mais novo EP do rock amapaense

Por Jessica Alves

O texto discorre sobre a banda Amatribo, surgida há oito anos com o simples objetivo de reproduzir músicas de repertório variado e garantir a diversão. Formada atualmente por Maksuel Martins (vocal), Rulan Leão (guitarras), Salomão Alcolumbre (baixo) e Vinii Brito (bateria), que reproduz viscerais canções de trash metal, relatando suas visões acerca dos conflitos e reflexões da humanidade.

Do ponto de vista histórico, o termo tribo consiste uma formação social antes do desenvolvimento de estados. Muitas pessoas utilizam a palavra para definir sociedades indígenas não ocidentais. Já alguns cientistas preferem adotá-lo para referir-se a sociedades organizadas largamente baseadas em corporações de grupos descendentes.

Mas o termo pode ser empregado ainda por um grupo de quatro rapazes, que vivem em um local distante, longe demais das capitais, como diria o poeta, chamado Amapá para nomear um grupo unido por influências e gostos musicais em comum, como a banda Sepultura, que alia sons tribais ao peso do heavy metal, na vertente trash metal.


A história da Amatribo iniciou em novembro de 2002, em Macapá, quando o jovem Maksuel Martins, vocalista decidiu reunir o tal grupo de sete amigos e tocar cover de bandas que eles gostavam de ouvir, em estilos que iam do New Metal ao pop rock nacional. Porém, como é de praxe em todas as bandas, essa formação se desfez naturalmente, devido às divergências de idéias e a necessidade da banda ter finalmente algo que os identificasse. Com a entrada de Rulan na guitarra e Vinii na bateria, o trash metal foi difundido definitivamente na Amatribo.
Após oito anos de existência, completados no último dia 8 de janeiro, o som da banda amadureceu e as influências pesadas ficaram mais evidentes. “No começo tocávamos cover, cada um gostava de ritmos diferentes, bandas diferentes e era tudo misturado. Porém não tínhamos uma identidade definida. Era mais para se divertir. Porém, com o tempo, percebemos que o lance foi ficando cada vez mais sério e decidimos trabalhar com nossas próprias músicas”, afirma o guitarrista Rulan Leão.

E o trabalho poderá ser conferido a partir do dia 12 de fevereiro, com o lançamento do EP “Amatribo”, que trás três faixas de peso, que valem a pena conferir: “Dia do Treinamento”, “Guerra” e “Guerra dos Mundos”. E como protesto é um dos principais elementos do rock e o heavy metal, a banda não foge a regra quando o assunto é discussão coerente sobre humanidade.

“Particularmente, nossa temática neste trabalho é guerra, pois diariamente o ser humano vive constantes tipos de guerras, e esta é uma forma de mostrar a sociedade como forma de protesto. É um manifesto da banda para que o público tire suas reflexões”, destaca Vinni.

A origem do nome diferente possui duas versões. A primeira é uma homenagem aos ritmos que inspiraram os integrantes e ao estado de origem. Já a segunda é uma irônica crítica à errônea imagem que o Amapá possui eternamente lapidada por outras regiões no país: que neste estado a civilização ainda não bateu à porta e os habitantes vivem como os antigos indígenas.

Projetos

Após o lançamento do EP, a Amatribo caminha para dar continuidade na divulgação de seu trabalho. Está confirmada a presença da banda no Festival Grito Rock em Macapá, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de março. “Planejamos realizar turnês por outras cidades, mas o passo inicial será em nossa base, que é Macapá. Mas o próximo passo depende do planejamento do Grito Rock e provavelmente vamos fazer shows isolados, com o apoio do Coletivo Palafita”, destaca Maksuel.

A banda já planeja o lançamento de um segundo EP para o próximo semestre juntamente com a divulgação oficial de um videoclipe. “Em 2012, vamos trabalhar para que nosso CD, que está em produção, seja lançado”, afirma Rulan.

Tradição

A Amatribo já é conhecida no cenário do rock Amapaense, mas num período de três anos, viveu tempos ociosos, devido a projetos pessoais dos integrantes. Com isso, houve uma renovação no cenário, com o aparecimento de novas bandas e novo público. “Isso é um grande desafio, pois tínhamos um público considerável. Nossa meta é conquistar este novo público e difundir o nome da banda no cenário. Este ano de 2011 será totalmente trabalhado em cima do público”, garante Rulan.

Há alguns meses, a banda oficialmente anunciou o seu retorno, com o estimado considerável de público, além de agradar a nova e antiga geração. Este foi apenas o primeiro passo para a confirmação que a chama tribal amapaense continua mais viva do que nunca.

Serviço

O lançamento do EP “Amatribo ocorrerá no dia 12 de fevereiro, a partir das 19h, no Malocão do Sesi, localizado na Av. Desidério Coelho, próximo a Escola Santina Rioli, com entrada por apenas R$ 5. O evento contará com participação especial das bandas Stereovitrola, Anonymous Hate e Nova Ordem.

Contatos

A banda está ativa também na internet:

www.amatribowar.blogspot.com
Twitter:@amatribo
MSN: amatribo@hotmail.com

Um comentário:

  1. MAK ...EI CARA VAI SER DU CAVALHO O EVENTO DE VOCES EU TO DILVULGANDO NO BLOGGER,
    EU VOU PRA ESSA PARADA
    AH SO LEMBRANDO ... ESSA FOTO QUE TA AI NA MATERIA EU EVELHECI UM POUQUINHO...
    QUERO FAZER UM ENTREVISTA COM VOCES, VAMOS MARCAR

    ResponderExcluir